Home / VITOR MACHADO / Você sabe o que significa “defenestrar”?
Rare paiting showing the "Defenestration of Praga", 1618. Oil on canvas.

Você sabe o que significa “defenestrar”?

Background

Vou ser o mais sucinto o possível, defenestrar é, nada mais nada menos, que o ato de atirar algo ou alguém de uma janela. Jogar fora, atirar pra longe, ou como diria um grande pensador brasileiro “Encostar esse bunda rachada num canto aí”.

Até aí tudo bem. Mas vamos aos fatos. Se você pretende viajar para Europa, vá para qualquer lugar que não seja Praga, na Rep. Tcheca. Os tchecos são famosos por suas defenestrações.

A primeira que se tem registro ocorreu no ano de 1419, em 30 de julho. Nesse belo dia, membros da igreja organizaram uma procissão até a prefeitura de Praga, onde o julgamento de outros membros da igreja estava ocorrendo. Segundo dizem as fontes, os juízes se recusaram a aceitar um acordo para liberar os prisioneiros. Até aí tudo bem. Sem aviso, uma pedra foi atirada da prefeitura, não se sabe por quem. Enraivecendo a população, que invadiu a prefeitura e DEFENESTROU os juízes e outros membros da banca, MATANDO TODOS ELES. Esta então ficou conhecida como a Primeira Defenestração de Praga.

Quando o Rei Wenceslau IV ficou sabendo dessa caralhagem, ele MORREU, pelo choque da notícia.

Brazilian master defenestrators.

A  mais famosa

Em 1555 foi instaurada no Sacro Império Romano Germânico a chamada “Paz de Augsburg”, que basicamente permitia que os príncipes de cidades do império escolhessem a porra da religião que quisessem (menos calvinismo, porquê pau no cu do João Calvino) para ser sua religião oficial. Entretanto, Praga era uma cidade dividida, e os lordes católicos da cidade tinham o costume de “zoar” os protestantes, basicamente eles  não deixavam os caras ficarem gritando “xabalaelabaexuria” depois das 19h, o que deixou os protestantes irritados.

No dia 23 de Maio de 1618, quatro representantes católicos da cidade marcaram uma reunião na prefeitura de Praga pra resolver essa palhaçada. Acontece que os representantes católicos decidiram fazer cosplay de repartição pública. Quando os protestantes pediram resposta imediata, os católicos responderam que precisavam falar com outras autoridades, deixando os membros protestantes revoltados. Após uma acalorada discussão, o digníssimo Conde  von Thurn, um dos representantes católicos, virou e disse “Vocês são inimigos de nossa religião”. Aparentemente os membros protestantes não ficaram muito felizes, sendo que eram mais de 10.

Resultados

Não é preciso nem dizer, os quatro representantes católicos foram, então, DEFENESTRADOS, e caíram por mais de 70m. O mais incrível é que eles SOBREVIVERAM, alegando que foram salvos por anjos.

Mas não ficou só por isso, os resultados da Segunda Defenestração de Praga acarretariam na Guerra dos 30 anos. Sim, 30 anos. Que envolveria mais de 20 nações e deixaria mais de 8 MILHÕES de mortos por toda a Europa. Tudo isso porquê os caras não aguentam uma quedinha.

Rare paiting showing the “Defenestration of Prague”, 1618. Oil on canvas.

About Vitor Machado

Estudante de Comunicação Social – Relações Públicas na Universidade Federal do Paraná. Amante de história e escritor de fanfic. 19 anos.

Check Also

O Sindicato do Crime: A Máfia dos anos 30

Se houve um homem responsável pela ascensão da Máfia ítalo-americana ao ponto desta ser retratada …