Home / VITOR MACHADO / Rare picture of two mormon colonialists, Joseph, the prophet and Emma Smith, at the foundation of Salt Lake City, 1847. The city was vital for the survival of the mormon culture in the West. Colourized picture.

Rare picture of two mormon colonialists, Joseph, the prophet and Emma Smith, at the foundation of Salt Lake City, 1847. The city was vital for the survival of the mormon culture in the West. Colourized picture.

 

O povo mórmon: Os mórmons são um povo proveniente principalmente dos Estados Unidos, unidos pela fé estabelecida pelo profeta Joseph Smith no ano de 1830. Segundo Smith, ele havia recebido uma mensagem vinda diretamente de Deus dizendo que ele seria seu novo profeta, e assim deveria reunir novos seguidores.

Embora a prática do mormonismo não tivesse muitos problemas em seu início, logo vieram rejeições por parte de outros povos americanos. A desconfiança do discurso de Joseph Smith de ter conversas diretamente como Deus, Cristo e outras entidades celestiais, até mesmo a prática da poligamia (que é bastante controversa até mesmo entre os próprios mórmons), despertou movimentos que perseguiam praticantes dessa religião. Joseph Smith, posteriormente se envolveria em dissidências com membros insatisfeitos de sua igreja, que o acusariam injustamente de fraude bancária, o que o levaria à prisão, junto com seu irmão mais velho, Hyrium Smith. Ambos seriam assassinados a sangue frio depois que revoltosos invadiram a cadeia para matá-los, em 27 de Junho de 1844.

 

A marcha para o Oeste: Com a forte perseguição contra os mórmons, sua comunidade viu-se obrigada a migrar para regiões mais afastadas dos Estados Unidos, que no momento ainda se encontrava vastamente inexplorado. O que foi chamado posteriormente de “The Mormon Trail” (A trilha dos mórmons), o caminho árduo que cerca de 70.000 mórmons levaram para chegar até a região do Lago Salgado. Com suas carroças e sua fé, o povo mórmon se aventurou pelos canyons e desertos americanos (Uma representação dessa jornada pode ser encontrada no livro “Um Estudo em Vermelho”, de Arthur Conan Doyle em uma das aventuras do ilustre detetive, Sherlock Holmes) até chegar a região, que na época ainda era parte do México, do Lago Salgado.

 

Fundação da cidade: Antes da chegada dos mórmons, a região do Lago Salgado era ainda bastante habitada pela tribo dos Ute (que posteriormente dariam nome ao estado americano de Utah), expedições do exército americano já haviam passado pelas localidades e conflitados com os índios, que nunca haviam sido reconhecidos nem pelos Americanos, nem pelos Mexicanos como legítimos donos da localidade. No dia 24 de Julho de 1847 chegaram os primeiros pioneiros mórmons, sendo seu líder (presidente da Igreja) Brigham Young responsável pelos dizeres que marcaram a história do lugar para sempre, diz-se que Young foi até o centro de uma clareira, pisoteou o chão e disse “Este é o lugar certo!” (This is the right place), marcando assim a fundação de Salt Lake City (ou Cidade do Lago Salgado). Na cidade ainda seria construído um grandioso templo, que teve suas construções iniciadas logo após sua fundação, mas que levaria cerca de 40 anos para ser finalizado.

(por se tratar da história de uma religião, o artigo acima pode conter equívocos históricos)

About Vitor Machado

Estudante de Comunicação Social – Relações Públicas na Universidade Federal do Paraná. Amante de história e escritor de fanfic. 19 anos.

Check Also

O Sindicato do Crime: A Máfia dos anos 30

Se houve um homem responsável pela ascensão da Máfia ítalo-americana ao ponto desta ser retratada …