Home / DANIEL PRADERA / Rare photograph of witnesses of the Roswell UFO Incident pointing to the UFO site, 1947, colorized.

Rare photograph of witnesses of the Roswell UFO Incident pointing to the UFO site, 1947, colorized.

 

 

Rare photograph of witnesses of the Roswell UFO Incident pointing to the UFO site, 1947, colorized.

 

O meme trata de um dos mais conhecidos incidentes com um OVNI da história, a queda de um balão militar na cidade de Roswell, Novo México, que foi tomado pela população da cidade como tendo sido um disco voador, uma espaçonave extraterrestre.

 

O incidente de Roswell ocorreu em 8 de julho de 1947, após a queda de um balão em um rancho na cidade de Roswell. Em uma declaração de imprensa feita pelo exército para maiores esclarecimentos, o oficial de informações públicas Walter Hault atestou que os militares haviam recolhido destroços de um “disco voador” no rancho, alegando posteriormente que se tratava de um balão meteorológico.

 

Na verdade, o balão que foi recolhido em Roswell não tinha propósitos meteorológicos, mas era um balão espião que pertencia ao Projeto Mogul. O Projeto Mogul era um projeto ultra secreto do exército americano, e tinha como propósito o lançamento de balões que possuíam equipamento especial para detectar, através do som, qualquer possível teste nuclear que a URSS estivesse conduzindo.

No dia 14 de julho, o contramestre William Brazel alegou que descobriu, junto com seu filho, mais destroços que pertenciam ao que ele chamou de “disco voador”, além de ter alegado que também viu diversos outros discos voadores no céu depois da queda. As alegações de Brazel possuem como base ele ter ouvido sobre esse tema pouco tempo depois que ele recuperou parte dos destroços. Após uma comitiva de imprensa do exército sobre o tema, confirmando que os destroços pertenciam a um balão meteorológico, o interesse sobre o OVNI de Roswell simplesmente desapareceu, isso até a década de 1970.

 

Com o aumento de popularidade sobre o tema de OVNIs promovido por séries de ficção científica e pelo aumento da preocupação geral com segredos governamentais e conspirações, ocorreu uma ressurgência do incidente de Roswell, que foi reinterpretado como sendo uma queda de uma espaçonave extraterrestre, algo que permeou o imaginário popular dos EUA desde o fim da década de 1970 até meados da década de 1990. O que contribuiu para o aumento de popularidade do caso foi uma entrevista do físico Stanton T. Friedman com a única testemunha da movimentação dos destroços, Jesse Marcel, que para muitos corroborou a versão de que o balão meteorológico era, na verdade, uma espaçonave alienígena.

 

O primeiro livro a conectar o incidente em Roswell com teorias da conspiração foi O Incidente Roswell, publicado em 1980. Outros livros foram publicados em 1991, 1992, 1994 e 1997, todos tratando do mesmo tema sob perspectivas, e até mesmo versões fatuais, completamente diferentes, dando pouca credibilidade aos relatos escritos. Nos anos de 1994 e 1997, a Força Aérea Americana conduziu duas pesquisas para explicar o incidente em Roswell. Na primeira, foi exposto o Projeto Mogul e o verdadeiro propósito do balão que caiu em Roswell. No segundo, as alegações das testemunhas que disseram ver corpos de alienígenas durante entrevistas foi refutada como sendo falsas memórias, associadas ao Projeto High Dive, que testava a queda de bonecos de pára-quedas durante os anos 1950, além do sugestionamento dos próprios entusiastas de OVNIs.

 

Por causa do impacto midiático, o incidente de Roswell continua sendo o mais famoso do mundo envolvendo OVNIs, e muitos possuem a crença de que ocorreu de fato a queda de uma espaçonave alienígena na cidade. No entanto, como as evidências apresentadas pelos entusiastas não são sólidas, e o relato das testemunhas foi, muitas vezes, confuso. Os arquivos sobre o incidente em Roswell ainda não foram abertos ao público, o que ainda propicia um ar de mitologia sobre todo o evento, mesmo após o fim da febre de OVNIs e teorias da conspiração que assolaram os anos 1990.

About Daniel Pradera

Check Also

Quer entender por que a Catalunha está assim?

    Muito está se falando sobre as raízes do movimento de independência da Catalunha …