Home / EXPLORED HISTORY / Pitz: o esporte mortal dos maias
Guerreiros mais brigando em partida do Pitz. México, fotografia original, data desconhecida.

Pitz: o esporte mortal dos maias

Os maias foram uma das mais antigas e também uma das mais intrigantes nações pré-colombianas. Ainda hoje atraem estudiosos curiosos pelos seus rituais, sua arquitetura e a tecnologia, considerada avançada em comparação aos demais povos da região. E uma das suas invenções que chamam a atenção de historiadores e arqueólogos era o esporte mais conhecido praticado por eles: o Pitz.

O Pitz era um jogo de bola parecido com o basquete. Os dois times eram postos com uma bola de couro numa arena com duas paredes. Cada parede tinha um arco de pedra, que a bola tinha que ser arremessada; mas os jogadores não podiam usar os pés e nem as mãos para isso. Algumas arenas de Pitz contavam com rampas próximas aos arcos para facilitar a vida dos jogadores.

As regras variavam conforme a tribo e o período. O jogo foi preservado mesmo depois dos maias deixarem de ser o povo hegemônico na américa central e abrirem espaço para os astecas, e era um dos rituais mais sagrados para os dois povos.

Os maias frequentemente utilizavam o Pitz também para fins artísticos. Utilizavam o jogo para representar grandes batalhas entre as tribos ou batalhas entre deuses de sua mitologia. Não apenas representavam essas batalhas, como a própria mitologia maia era cheia de relatos desse jogo, utilizado frequentemente pelos seres mitológicos para resolver suas rixas. O campo e a bola de Pitz eram cheios de significados místicos.

Como os maias eram, assim como qualquer outra civilização pré-colombiana, um povo agressivo, o jogo não tinha consequências muito diferentes daquelas dos seus demais rituais: o capitão da equipe perdedora era sacrificado ao fim do jogo, junto com alguns de seus jogadores. Às vezes, esse sacrifício era feito após dias de tortura pública, mas eram tidos como uma forma honra para os jogadores.

About Lucas Mayon

Estudante de Direito em Brasília, criador da página.

Check Also

Desmistificando a Guerra dos Farrapos

A guerra dos farrapos foi sem dúvida a mais duradoura e é a mais conhecida …