Home / BLOG / O sultanato Mameluco

O sultanato Mameluco

O Sultatato Mameluco (1250–1517)  foi um Reino medieval que se expandiu horizontalmente da Líbia até metade da costa oeste da Arábia ( incluindo a cidade sagrada de Mecca ) e verticalmente, do Reino de Makuria ( Região da núbia ) até o norte da Síria. Foi o Sultanato que sucedeu apos a queda da dinastia Ayúbida no Egito (1171–1250).

Mamluk significa “Aquele que é possuído” Tal termo surgiu para denominar garotos escravizados para servirem como soldados no Califado Abássida.

Os Mamelucos Egípcios, eram um grupo etnicamente diverso oriundo de diversas regiões próximas ao mar Cáspio e do cáucaso, sendo boa parte de etnias Turquícas, Caucasianas ou Cumanas. Após escravizados, eram vendidos nos grandes mercados do Levante, Egito e Iraque. Nessa época era muito comum a escravidão nos reinos muçulmanos sendo que até haviam distinção entre os tipos de escravos.

Garya ou Ghulam eram escravos domésticos e Mamluk eram os escravos que serviam como guerreiros.

Os mamelucos Egípcios eram considerados tropas distintas por sua qualidade em batalha e por usarem equipamentos em ótimas condições, sendo muito comumente empregados como guardas pessoais, escoltas e cavalaria de choque dentro do exército Ayúbida. Alguns desses se destacavam e podiam assumir até mesmo alguns cargos administrativos dentro do sultanato, oque foi bastante conveniente quando mais tarde eles se tornaram a Elite dominante no Egito.

Os mamelucos também se distinguiam em dois grupos bastante diferentes, sendo os Turcos (oriundos da ásia central) e os Circasianos (oriundos do Cáucaso).

Apesar de escravos, os Mamelucos cresceram em número e ganharam muito poder com o passar do tempo, pois a dinastia Ayúbida foi se desgastando devido às expedições dos cruzados e também à crescente ameaça mongol na região. As tensões entre o Sultanato e os soldados Mamelucos chegou ao seu ápice quando o Rei francês  Luís IX liderou uma cruzada que chegou à capturar territórios próximos a foz do nilo (Região de Damietta) oque desencadeou um Motim de grandes proporções entre os Escravizados. O motim obteve sucesso e o seus líderes conseguiram inaugurar uma nova dinastia dominante no antigo Sultanato Ayúbida.

Temos esse artigo também Sobre a batalha de Ain Jalut, onde os Mamelucos derrotaram sem misericórdia os temidos e imbatíveis (Será?) Mongóis!

 

Drawing from a Mamluk Nobleman from Aleppo.

 

About Salomon Mebain

Fascinado por história e jogos de estratégia. Atualmente sou graduando em História e Editor da página HFMB, assim como criador de conteúdo aqui no Site.

Check Also

Um mundo romano continuado por bárbaros

A queda do império romano em 476 d.c marca historicamente o fim da idade antiga …

One comment

  1. Jogos de estratégia, vulgo Paradox Interactive e série Total war.