Home / VITOR MACHADO / O Holocausto Ucraniano: Holodomor
An Ukranian child forced to work on the fields during the so called "Holodomor", or "The Great Famine". Soviet Occupation of Ukraine, 1932.

O Holocausto Ucraniano: Holodomor

An Ukranian child forced to work on the fields during the so called “Holodomor”, or “The Great Famine”. Soviet Occupation of Ukraine, 1932.

Origem do Nome

Holodomor é uma palavra que só existe no Ucraniano. A qual significa o ato de “matar através da fome” ou “morte através de fome”. A palavra remete aos acontecimentos ocorridos na Ucrânia soviética da década de 30. O que seria lembrado como um dos maiores erros administrativos ou um dos maiores crimes contra a humanidade que se tem notícia. Comparando-se ao Holocausto nazista.

 

Premissas

A economia Soviética do pós-primeira guerra, com a reorganização do partido comunista e com a ascensão de Stalin ao cargo de Secretário Geral, passou por um período extremamente frágil ao final dos anos 20 e começo dos 30. Motivos como a grande desorganização da produção agrícola, causada pela deskulakização (eliminação das elites agrárias), não racionalização do processo produtivo, problemas naturais com a produção e a suspeita de espiões nacionalistas e poloneses na Ucrânia foram as principais causas da Grande Fome de 32.

 

A Crise 

Em 1931 colheitas na região da Sibéria e Cazaquistão, por motivos naturais, acabaram sendo improdutivas. Fato que fez o governo Soviético obrigar a Ucrânia a contribuir com cerca de 50% de sua produção de cereal para redistribuição. A contribuição compulsória estimulou o êxodo rural, e o êxodo rural levou a aglomeração de pessoas nas cidades, que causou a queda na produção, que levou as pessoas a querer estocar alimentos, sendo estas proibidas de estocá-lo, o que causou a revolta populacional.

Logo começaram a surgir notícias de gado e alimentos roubados, assim como negligência dos sovietes locais para contribuir com a campanha. A morte por fome tem início.

 

Resposta Soviética

Furioso com as reações dos ucranianos, Stalin inicia a imposição de medidas punitivas ao povo Ucraniano. Multas a serem pagas em alimentos, por sabotagem; Interdição a comercialização de batata e posteriormente a carnes também; Proibição de artigos manufaturados aos municípios que não atenderam ao plano de contribuição; Impedimento do êxodo sob justificativa de se tratar de uma fuga. Muitas outras medidas semelhantes foram impostas.

 

Consequências

Assim como muitos países na época, a maioria da população legitimamente ucraniana se encontrava no campo, diferente das cidades, que eram mais “miscigenadas”.  Mesmo com a crise, o estado Soviético continuava a importar alimentos para o estrangeiro, assim como a manutenção de reservas.

Logo, a população majoritariamente atingida foi a campestre ucraniana, causando debates até os dias de hoje se o Holodomor foi uma tentativa de genocídio ou não. Estimativas modernas variam entre 3 e 4 milhões de vítimas (outras fontes podem chegar a até 10 milhões), assim como um decréscimo de 20 a 25% da população de etnia ucraniana.

Assim como a maioria das coisas por trás da “Cortina de Ferro” soviética, a Fome na Ucrânia só viria à tona para o Ocidente após a derrocada da União Soviética.

About Vitor Machado

Estudante de Comunicação Social – Relações Públicas na Universidade Federal do Paraná. Amante de história e escritor de fanfic. 19 anos.

Check Also

O Sindicato do Crime: A Máfia dos anos 30

Se houve um homem responsável pela ascensão da Máfia ítalo-americana ao ponto desta ser retratada …