Home / INICIO / O desastre Americano: Gettysburg, dia 1.
A carga do general Pickett.

O desastre Americano: Gettysburg, dia 1.

O ano é 1863 e estamos no auge da Guerra Civil Americana. O General Lee, que acaba de tirar uma vitória decisiva sobre o Exército do Potomac, liderado pelo general Hooker, agora se prepara para uma nova invasão do norte, seu alvo: Gettysburg.

A carga do general Pickett.

Prelúdio:

Após dois longos anos de desgaste, a economia dos Estados Confederados já não é mais a mesma. As fazendas da Virgínia, grande provedora do esforço de guerra confederado já estão para ser exauridas, e após uma grande vitória durante a invasão próxima a Chancelorsville, o general e chefe do Estado Maior confederado, Robert E. Lee, planeja tomar vantagem dos exércitos da União, e tentar uma nova invasão da Virgínia do Norte (a primeira foi a campanha desastrosa de Maryland, resultando na sangrenta batalha de Antietam, que ainda renderá outro artigo aqui mesmo).

O alvo de Lee são as ricas fazendas do norte, que irão aliviar todo o esforço de guerra sulista e fomentar o movimento pacifista no Norte, podendo resultar em um armistício.

 

A campanha de Gettysburg. Em vermelho, o avanço confederado, em azul, o recuo unionista.

O Exército confederado marchou ao longo do Rio Shanandoah, após a vitória em Fredericksburg, passando à oeste da linha de recuo do general Meade, que tomou a posição a leste como forma de prevenir ataques à Washington, a movimentação culmina no encontro das duas forças nas imediações da pequena cidade de Gettysburg, em 1º de Julho de 1863.

 

Forças em campo:

O Exército Unionista, o chamado Exército do Potomac, sob comando do Major General George Meade, reunia uma força de pouco mais de 100,000 homens, divididos entre sete corpos de infantaria (o I, II, III, V, VI, XI e o XII), um de cavalaria e o corpo de artilharia da reserva, divididos entre seus comandantes, outros 8 Majores generais, sendo estes, respectivamente: John Reynolds, Scott Hancock, Daniel Sickles, George Sykes, Sedgwick, Otis Howard, Warner Slocum e Pleasonton.

Major General George Meade

 

Já as forças confederadas mantinham uma formação muito mais coesa e unificada, somando cerca de 75,000 homens, sob o comando do General Robert E. Lee e seus comandantes, os Tenentes Generais James Longstreet, Richard Ewell e Hill e o Maj. General Stuart. Estando essa força, o exército da Virgínia do Norte, dividida em quatro corpos, três de infantaria e artilharia (I, II e III) e a divisão de cavalaria, sob comando do Maj. Gen. Stuart.

General Robert E. Lee

O campo de batalha

 

Gettysburg durante o primeiro dia da Batalha.

Gettysburg é uma pequena cidade localizada bem ao centro de uma depressão, rodeada por colinas irregulares que se espalham por todo o seu arredor, colinas estas perfeitas para posicionamento de artilharia.

Ao norte da cidade, está Oak Hill, uma grande colina tomada por uma floresta de carvalhos, à nordeste uma grande estrada desce para Gettysburg, Harrisburg Road, esta cortando uma grande planície. À noroeste, Herr Ridge, uma zona de riachos e florestal que se ergue imponente em uma colina. Logo à oeste, Oak Ridge, uma colina que ergue-se próxima à Gettysburg e Seminary Ridge, uma grande elevação que forma uma linha à oeste da cidade, cobrindo boa parte da cidade, na qual estava um seminário luterano.

Ao sudoeste, um grande pomar de pêssegos cercado por um cercado de pedra toma boa parte da paisagem, o Peach Orchard, ligeiramente à leste está Devils Den, uma área pedregosa de passagem dificultosa que precede o cruzamento do riacho Plum. Levando à parte Sul de Gettysburg, Little Round Top e Big Round Top, duas grandes colinas que, lado à lado, dão total visão para a região sudoeste do campo de batalha.

Próximo à Little Round Top (um pouco mais ao norte) fica Cemetery Hill, uma colina de grande extensão que dá visão total para a cidade, de seu lado sul. Esta é a localização da qual o exército unionista decidiu posicionar sua artilharia.

Logo à leste de Cemetery Hill, à sudeste de Gettysburg fica Culp’s Hill, uma colina tomada por uma densa floresta de carvalhos. Embora sejam muitas localizações, cada um destes lugares representou peça chave durante a batalha de Gettysburg.

 

O Primeiro Dia

 

Você já viu essa imagem, mas vamos precisar dela.

Prevendo que os exércitos se encontraram em Gettysburg, o General Brigadeiro John Buford, comandante de uma das brigadas de cavalaria, ordena que suas tropas se posicionem ao noroeste da cidade, às 7:00, em ordem de ganhar tempo até que tropas de infantaria unionista pudessem ocupar posições defensivas mais coesas.

A defesa de Oak Ridge pelo Brigadeiro Buford.

 

A estratégia de Buford dá certo, o avanço do corpo confederado em “Herr Ridge” (uma zona de floresta e riachos) sob comando do Ten. Gen. Hill é atrasado, mas logo ao norte, vindo da colina “Oak Hill” um corpo muito maior, já ao meio dia, sob comando do Ten. Gen. Ewell avança para capturar a cidade sem resistência coesa, sendo acompanhado a menos de 2h de distância por outro corpo à nordeste, pela estrada de Harrisburg. Entretanto, infantaria unionista já ocupava as defesas à oeste, contra o avanço em Herr Ridge.

A chegada das tropas de Ewell por Oak Hill e Harrisburg Road.

Após feroz combate contra as forças Unionistas (essas agora, já bem posicionadas), as tropas confederadas da Carolina do Norte, que atacavam a nordeste, conseguem fazer os soldados federalistas recuarem, deixando tropas confederadas tomarem a parte leste e nordeste da cidade, levando as tropas à pequenas escaramuças nas ruas da vila.

Às 16h, tropas confederadas (que já haviam tentando pressionar a defesa coesa duas horas antes, porém falhando) pressionam novamente, sob comando do General Hill tomam Seminary Hill, podendo posicionar sua artilharia para bombardear a cidade e dessa vez fazendo o corpo de defesa unionista contra Herr Ridge recuar para a área urbana. Infelizmente estes não contavam com tropas confederadas no lado leste de Gettysburg, e sofreram pesadas baixas enquanto recuam para o lado sul da cidade.

A tomada de Gettysburg por tropas confederadas e o recuo unionista para Cemetery Hill.

 

Às 16h30m, o Major General Meade ordena retirada total para Cemetery Hill, zona da qual seria cercada por tropas confederadas até o fim do dia. Estando os confederados ocupando Devil’s Den e Peach Orchard ao sudoeste, Seminary Ridge ao noroeste e oeste de Cemetery Hill, Gettysburg ao norte e a parte ao redor de Culp’s Hill, ao nordeste de Cemetery Hill.

Os exércitos só voltariam à combater no dia seguinte.

 

About Vitor Machado

Estudante de Comunicação Social – Relações Públicas na Universidade Federal do Paraná. Amante de história e escritor de fanfic. 19 anos.

Check Also

Futurismo, Guerra e o Declínio do Ocidente

Realmente, o século XX nasceu na paz e na prosperidade de manjedouras douradas da Belle …