Home / VITOR MACHADO / O assassinato que mudou o mundo
The Austrio-Hungarian Archduke Franz Ferdinand right at the moment he's being shot by Gavrilo Princip, 28 June 1914. By his side you can see his wife, Sophie, which would die as well.

O assassinato que mudou o mundo

The Austrio-Hungarian Archduke Franz Ferdinand right at the moment he’s being shot by Gavrilo Princip, 28 June 1914. By his side you can see his wife, Sophie, which would die as well.

 

Quem foi Franz Ferdinand?

Franz Ferdinand, ou como muitos livros traduzem, Francisco Ferdinando, era Arquiduque e sucessor direto ao trono do Império Austro-Húngaro. Ou pelo menos seria, caso não fosse seu assassinato.

 

Visões políticas

Embora muitos historiadores ainda debatam sobre as visões políticas de Franz Ferdinand, ele é geralmente retratado como um liberal, favorável às liberações dos estados Austro-Hungaros, dando-lhes mais autonomia.

O mesmo sempre advogou por aproximações cuidadosas com a Sérvia e outros estados dos balcãs, se metendo em discussões com seu opositor, o Marechal Franz Conrad von Hötzendorf, conservador, que era contra tal aproximação pacífica. O Arquiduque frequentemente argumentava que tal aproximação abruta levaria a Áustria-Hungria à guerra com a Rússia.

 

Assassinato

Em 28 de Junho, Franz Ferdinand se dirigiu para a cidade Sérvia de Sarajevo, para encontro com seu governador, para uma reunião diplomática. Durante sua viagem de carro de seu alojamento para a Prefeitura de Sarajevo, sendo atacados por outro radical, que arremessou uma granada no carro do Arquiduque, entretanto acertando outro carro, ferindo os passageiros e pessoas em volta.

Chegando na prefeitura, o Arquiduque declarou “É assim que vocês recebem suas visitas, com bombas?!”, ao final da reunião, Franz insistiu que queria ir ao hospital visitar os feridos do ataque a bomba, entretanto, os motoristas não haviam sido avisados, e só ficaram sabendo do novo trajeto no meio do caminho, onde tiveram que fazer uma volta.

Com isso, a fila de carros parou para manobrar, no mesmo momento, Gavrilo Princip (Radical e um dos organizadores do assassinato), estava sentado em um café do outro lado da rua. Assistindo a cena, Princip correu até os carros e atirou contra o casal real. A primeira atingida foi a esposa de Franz, Sophie, que foi atingida no abdômen, logo na sequência, Franz, que foi atingido no pescoço.

Vendo sua mulher chorando em agonia, Franz proferiu suas últimas palavras “Viva, Sophie, por nossos filhos!” .

 

Consequências e Legado

O que muitos não sabem é que o governo sérvio tentou avisar do plano do assassinato, tendo o primeiro ministro sérvio enviado indiretamente um aviso para o ministro das finanças do governo Austro-Húngaro Dr. Leon von Bilinski dizendo que Ferdinand poderia ser assassinado. Bilinski ignorou a seriedade do aviso respondendo “vamos esperar que nada aconteça”.

Ferdinand era o principal defensor da paz em seu Império, ele acreditava que a uma guerra com a Rússia poderia acabar com os dois Impérios. O historiador Dr. Holger Herwig acredita que a guerra teria sido prevenida e o Império Austro-Húngaro teria sobrevivido caso o Arquiduque sobrevivesse à tentativa de assassinato e se tornasse Imperador.

O assassinato de Franz Ferdinand seria a fagulha que irrompeu a Primeira Grande Guerra, mudando assim toda a história da humanidade.

About Vitor Machado

Estudante de Comunicação Social – Relações Públicas na Universidade Federal do Paraná. Amante de história e escritor de fanfic. 19 anos.

Check Also

O Sindicato do Crime: A Máfia dos anos 30

Se houve um homem responsável pela ascensão da Máfia ítalo-americana ao ponto desta ser retratada …