Home / LUCAS MAYON / Depiction of Mansa Musa, Emperor of Mali from the 14th century’s Catalan Atlas. Bibliothèque nationale de France – BnF.

Depiction of Mansa Musa, Emperor of Mali from the 14th century’s Catalan Atlas. Bibliothèque nationale de France – BnF.

Depiction of Mansa Musa, Emperor of Mali from the 14th century’s Catalan Atlas. Bibliothèque nationale de France – BnF.

Mansa Musa, ou Musa I foi imperador do Império Mali e ficou conhecido como “o homem mais rico da história”. Seu império dominava parte da África Ocidental, em uma das regiões com maior abundância de ouro no mundo. Dominava também as principais rotas comerciais do continente, recebendo as mais diversas especiarias de todos os cantos do mundo.

O imperador era muçulmano, e fez sua peregrinação à Meca em 1324. Levou consigo uma expedição de 60mil homens, que protegiam 12mil escravos vestidos com seda que carregavam vasos de ouro. Por onde sua expedição passava, a economia quebrava, pois o ouro oferecido nas suas compras era tanto que acabava inflacionando os preços das cidades.

Mansa Musa não apenas deixou sua marca como homem mais rico do mundo, como também foi um grande mecenas da arte e da ciência. Transformou a cidade de Timbuctu em um centro de comércio e cultura, trazendo os melhores arquitetos do mundo para modernizar a cidade.

Infelizmente, a instabilidade naquela região da África veio a devastar o legado de Mansa Musa. Mas Timbuctu continua intrigando pesquisadores do mundo inteiro, que buscam estudar suas antigas riquezas.

About Lucas Mayon

Estudante de Direito em Brasília, criador da página.

Check Also

Desmistificando o cinema: Coração Valente

Meses atrás começamos aqui no site os posts no formato “desmistificando”, e o feedback foi …