Home / EXPLORED HISTORY / Os Cavaleiros Hospitalários (ou Ordem de Malta)
Mapa do arquipélago de Malta, que serviu de sede para a ordem por vários séculos.

Os Cavaleiros Hospitalários (ou Ordem de Malta)

Surgindo na alta Idade Média e prevalecendo viva até hoje, a Ordem Soberana e Militar de Malta, ou Ordem dos Cavaleiros Hospitalários, foi e é até hoje uma das mais notáveis ordens de cruzados, além de uma das maiores instituições humanitárias do planeta.

A ordem surgiu em Jerusalém, em 1099, com o nome de Ordem de São João de Babtista. Seu objetivo inicial era oferecer auxílio aos doentes e peregrinos. Construíram um hospital na cidade, que era utilizado tanto para atender à população local quanto aos cavaleiros cruzados feridos em batalha.

Em 1530, os Hospitalários receberam a ilha de Malta de presente do Sacro-Imperador Romano, estabelecendo-se por lá e adotando o nome de Soberana Ordem de Malta. Além disso, possuía diversos priorados (enclaves) ao redor da Europa, principalmente em Portugal e Alemanha. Muitos desses enclaves foram perdidos ao longo do tempo graças ao crescimento da desconfiança dos países hospedeiros em relação à Ordem de Malta.

A Ordem de Malta não apenas se destacou pelos seus feitos humanitários, como também pelos feitos militares. Em 1522, por exemplo, a ordem resistiu a um cerco otomano de 100 mil homens em Rodes contando com apenas cerca de 5600. Apesar de acabarem tendo que se render, esses homens causaram uma perda de 60 mil homens ao exército otomano. Participaram também da Batalha de Lepanto, batalha naval que marcou o fim da expansão mediterrânea dos otomanos.

Em 1798 a ordem foi expulsa de Malta pelo exército de Napoleão, estabelecendo então uma nova sede em Roma; onde se encontra até hoje. Apesar de não contarem mais um um território próprio, a ordem segue adiante com suas ações humanitárias. Preservam relações diplomáticas com mais de 100 nações do mundo (inclusive com o Brasil), e aceitam voluntários de qualquer religião ou ideologia política.

About Lucas Mayon

Estudante de Direito em Brasília, criador da página.

Check Also

Desmistificando a Guerra dos Farrapos

A guerra dos farrapos foi sem dúvida a mais duradoura e é a mais conhecida …