Home / INICIO / Lott e o golpe que salvou a democracia

Lott e o golpe que salvou a democracia

Esse acontecimento pouco conhecido da história brasileira, foi simplesmente um golpe que garantiu a democrácia brasileira.

Ué, como assim? Bom, vamos ao texto.

ANTECEDENTES

Desde a deposição de Vargas, os militares brasileiros faziam de tudo para impedir que um sucessor, seguidor ou afilhado político de Getúlio assumisse o poder nacional. Porém, para o pesadelo deles, quem venceu as eleições de 1950 foi o próprio Vargas. Com isto, o clima de tensão começou a aumentar no Brasil, até que tudo piorou no dia 5 de agosto de 1954. Carlos Lacerda, jornalista e opositor de Getúlio, sofreu uma tentativa de assassinato que logo foi associada ao presidente Vargas. Com isso, a pressão sobre o Vargas começou a aumentar e muitos pediam sua renuncia. Uma movimentação muito suspeita começou a ser realizada pelos militares, levando Vargas ao suicídio 19 dias após o atentado.

Com a morte de Vargas, quem assumiu o governo nacional foi o seu vice Café Filho.

O MOVIMENTO GOLPISTA

Em 1955, começaram as eleições para escolher o novo presidente e o novo vice-presidente do Brasil, e quem ganhou foi Juscelino Kubitschek: um apoiador das ideias de Vargas, e o seu vice era o João Goulart, um afilhado político de Vargas. Isso levou com que o Café Filho apoiasse os militares que eram contra o varguismo em uma conspiração para impedir a posse de JK. Café Filho, do nada, anuncia ao país que estava doente e que seria afastado por um tempo e quem assumiu interinamente em seu lugar foi o presidente da câmara dos deputados Carlos Luz.

O novo presidente interino estava totalmente comprometido com o movimento golpista, mas ele tinha um grande obstáculo: o ministro da guerra- general Henrique Teixeira Lott.

A REAÇÃO DO GENERAL LOTT

Quando Lott recebe as informações de que um movimento esta sendo articulado para impedir a posse de JK, ele então começa a se articular para realizar um contra-golpe. Lott contava com apoio de figuras ilustres como por exemplo o general Odílio Denys, o marechal Zenóbio da Costa e até mesmo do futuro presidente, Castelo Branco.

No dia 11 de novembro de 1955, iniciava o contra-golpe do general Lott.

Carlos Luz, que já pretendia dar o golpe e assim impedir a posse de JK, se reuniu com oficiais das forças armadas e políticos no Cruzador Tamandaré- na época era um dos mais importantes navios da marinha brasileira. Com isto, soldados leais ao general Lott deram um tiro de artilharia costeira, enquanto o navio passava pela Baía da Guanabara. Esse tiro foi um tiro de aviso e por isso não acertou o cruzador. Temendo o pior, Carlos Luz ordena que o cruzador não revide e retorna à terra. Com isso, Carlos foi deposto à força por tropas leais ao general Lott e assim, Nereu Ramos, vice-presidente do senado, é empossado como o presidente interino do Brasil.

Lott e Nereu Ramos na época do golpe contra Café Filho e Carlos Luz.

Repentinamente, o Café Filho sai do hospital e se prepara para retornar para o governo. Ao saber que o Café Filho estava apoiando o golpe, o general Lott ordena cercar o prédio onde ele se encontrava e declarou estado de sírio. Lott, então, forçou o impeachment do Café Filho. Com isto, Nereu Ramos governou até a posse do JK, em janeiro de 1956.

About Osório

Pernambucano. Editor da Historical footage Made In Brazil e Zueiras Históricas, A Zueira Contra-ataca, amante de história.

Check Also

Falhando miseravelmente em Age of Empires II

  Então basicamente você começa o jogo com meia dúzia de aldeões e logo de …