Home / INICIO / Johnny Cash: o primeiro ocidental a saber da morte de Stalin

Johnny Cash: o primeiro ocidental a saber da morte de Stalin

Às vezes a vida dá para alguns homens uma certa “aura” para a grandeza. Johnny Cash certamente foi um deles, seu legado artístico ecoa e ainda ecoará por décadas.

Mas talvez uma história pouco contada sobre Cash seja seu passado no exército americano.

O ano é 1950, a guerra da Coréia explode e você é um jovem de 18 anos, encantado pelas histórias de glória dos veteranos americanos do conflito mundial que terminou não fazem nem 5 anos. O que você faz?

7 de Julho de 1950 o jovem John R. Cash se alista para a Força Aérea dos Estados Unidos. Depois de um breve treino em rádio e telecomunicação ainda no Texas, o recruta Cash é despachado para o 12º Esquadrão de Rádio, estacionado em Landsberg, uma cidadezinha da na região sul da Alemanha Oriental. Com o passar do tempo, o novato Cash é promovido ao nível de Sargento, e se torna um intérprete de Código Morse, trabalhando com interceptação de mensagens soviéticas.

Durante esse período, Johnny cria uma de suas primeiras bandas, os “Landsberg Barbarians”, junto de outros companheiros da força aérea, dando a ele suas primeiras oportunidades de se apresentar e experimentar o violão. Nessa época foi também quando o artista adquiriu sua cicatriz no queixo, devido à uma cirurgia no queixo para remover um cisto na área. Também foi quando escreveu uma de suas canções mais famosas, “Folsom Prison Blues”, que é atribuída ao filme “Inside Folsom Prison Walls”, de 1951 (esse filme e a música escrita por Cash provavelmente seriam inspiração para o mesmo se dedicar a realizar apresentações em presídios, incluindo o próprio Presídio de Folsom).

5 de Março de 1953 o Sargento Cash intercepta uma importante mensagem dos soviéticos. Naqueles tempos, a saúde debilitada de Joseph Stalin é motivo de atenção não apenas americana, como mundial, quem dirá da inteligência americana, em plena Guerra Fria.

O funeral de Joseph Stalin.

Enquanto transcrevia o código soviético, Johnny Cash se tornou o primeiro americano, e assim sendo, o primeiro ocidental, a descobrir sobre a morte de Stalin. A informação foi imediatamente reportada. Mesmo assim, Cash foi obrigado a manter segredo sobre tal durante muitos anos.

3 de Julho de 1954 o Sargento John R. Cash se retira das forças armadas e volta para sua terra, o Texas, pronto para dar início a uma das carreiras musicais mais importantes da música.

About Vitor Machado

Estudante de Comunicação Social – Relações Públicas na Universidade Federal do Paraná. Amante de história e escritor de fanfic. 19 anos.

Check Also

Futurismo, Guerra e o Declínio do Ocidente

Realmente, o século XX nasceu na paz e na prosperidade de manjedouras douradas da Belle …