Home / LUCAS MAYON / Os cinco maiores impérios da história

Os cinco maiores impérios da história

Alguns povos reivindicam uma terra e ali querem ficar para sempre, enquanto outros preferem se expandir e conquistar os demais. Desde a antiguidade que alguns povos buscaram se sobrepor, gerando assim impérios dos mais diversos tamanhos. Hoje, falaremos um pouco sobre os cinco maiores que já existiram.

 

5- O Império Espanhol:

O Império Espanhol foi, por muito tempo, a nação mais poderosa da idade moderna. Ao final do século XVI, controlava um império colonial que se estendia por quase todo o continente americano e mais as ex colônias portuguesas na África e na Ásia.

Mas o que mais marcou o domínio do Império Espanhol não foram apenas os seus esforços bem sucedidos em sua expansão colonial, mas também o quão bem a sua família real- os Habsburgos- dominavam o jogo dinástico europeu. Através de uma política muito bem calculada de casamentos reais, os Habsburgos da Áustria e Espanha reuniram sob seu domínio diversos territórios europeus, reunindo no reinado de Filipe II da Espanha uma autoridade quase que absoluta em boa parte da Europa.

O império espanhol durou de 1492 até 1975, ocupando 9,2% do espaço terrestre em seu auge.

4- Império da Dinastia Qing:

Enquanto o Império Espanhol se expandiu de forma dispersa, dominando um pouco de cada fração do mundo; a dinastia Qing se apresentou como um gigante regional no extremo oriente.

A dinastia Qing surgiu na Manchúria, e se expandiu ao sul durante o século XVII, assumindo o lugar da já decadente Dinastia Ming. O Império Qing foi o grande último império chinês, vindo a cair após uma série de guerras civis durante o século XX que resultaram no surgimento do atual regime chinês.

3- O Império Russo

A história do Império Russo é definitivamente uma das maiores histórias de superação na Europa. Surgiu durante o reinado de Pedro I, da dinastia Romanov; e durou até o reinado de Nicolau II, da mesma dinastia.

A proclamação do Império Russo se deu após a vitória do (primeiro) Tsar Pedro I durante a Grande Guerra do Norte. Essa vitória permitiu aos russos o controle sobre o seu primeiro porto no mar Báltico, o que possibilitou a modernização do país e um boom econômico graças ao maior contato comercial com o ocidente.

A queda do Império Russo se deu graças a um longo processo de revoltas que culminaram na Revolução Russa de 1917.

2- O Império Mongol

O Império Mongol durou de 1206 até 1368, e conquistou desde o Belarus e a Ucrânia à totalidade do atual território chinês.

A expansão do Império Mongol foi fruto da inteligência política e militar de Gengis Khan: talvez o maior conquistador da história. Durante sua juventude, Gengis Khan era um indigente de uma família nobre que já não tinha mais posses. Ao morrer, já era senhor absoluto de boa parte da Eurásia.

Seus herdeiros tentaram dar continuidade à expansão do império, mas uma série de guerras civis e conflitos dinásticos culminaram na sua fragmentação e posteriormente em sua queda.

1- O Império Britânico

O Império Britânico conquistou e colonizou terras desde o Canadá até a Austrália. Sua política de expansão do poderio naval, iniciada no século XVI, gerou frutos que duraram até a sua queda, em 1997. Em seu auge, se dizia que “o sol nunca se pões sobre o Império Britânico”, pois haviam protetorados e colônias em todos os fusos horários do mundo.

O enorme poderio econômico e militar que possibilitou sua expansão foi fruto do que talvez tenha sido a principal marca britânica na história da humanidade: a revolução industrial. Sua indústria não apenas possibilitou sua expansão mundial, como também tornou-se o motivo de suas conquistas. A busca por matérias primas e por mercados consumidores de seus produtos foi o principal motivador de sua expansão.

Em 1920, atingiu seus imensos 33 milhões e 500 mil km², ocupando quase ¼ da área terrestre. Sua queda foi um processo que começou na segunda guerra mundial até 1997, quando precisou abrir mão de suas colônias graças a uma série de acordos desvantajosos para conseguir aliados no conflito mundial e para conseguir pagar as despesas causadas pela guerra.

About Lucas Mayon

Estudante de Direito em Brasília, criador da página.

Check Also

Por que os combates da idade moderna eram tão bizarros?

Se tem uma coisa que eu sempre escuto de quem assiste algum filme ou série …

One comment

  1. Adorei seu site. Conteudo show de bola. Fiquei pesquisando pela net e tive a grata supresa de encontar seu site. Muito bom mesmo. Parabéns. Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *