Home / INICIO / Califórnias: Quando Brasil e Uruguai se mataram por gado

Califórnias: Quando Brasil e Uruguai se mataram por gado

Eae meus lindos, tudo suave?

 

Hoje falarei sobre as Califórnias, que foi quando brasileiros e uruguaios se mataram por causa de umas cabeça de gado.

 

Infelizmente é com uma dor no coração que anúncio que este será o último texto que faço para o site que será deletado em alguns dias.

 

Bem, sem papinho triste por agora. Vamos ao texto.

 

ANTECEDENTES

 

Em 1835, no mesmo ano de início da Revolução Farroupilha, sobe ao poder da Argentina o caudilho federalista Juan Manuel de Rosas, que logo ao chegar ao poder demonstrou interesse na questão do sul do Brasil. Com isto, Rosas começou a apoiar os rebeldes em especial em 1836 quando os mesmos adotaram uma posição separatista. Para Rosas, caso o Rio Grande do Sul se separasse seria mais fácil para a Argentina ocupar por completo a Bacia da Prata, uma importante região que foi centro de disputas entre brasileiros e argentinos por séculos.

 

Em 1838, começa no Uruguai a chamada Guerra Grande, uma guerra civil entre os dois maiores grupos políticos do Uruguai, representantes dos dois maiores partidos uruguaios, os Blancos, apoiados por Rosas e membros do Partido Nacional do Uruguai e os Colorados membros do Partido Colorado que receberam apoio dos rebeldes farrapos.

 

Em 1843, com o início do Grande Cerco do Uruguai, o país acaba por se dividir em dois governos: O Governo del Cerrito liderado por Manuel Oribe, líder Blanco e o Governo de la Defensa liderado por Joaquín Suárez, do Partido Colorado. Porém, pelos blancos dominarem maior parte do país, Oribe foi reconhecido como o real presidente uruguaio, embora os Colorados tivessem Montevidéu em seu controle.

 

Em 1845 é assinado o Tratado de Poncho Verde pondo fim na Revolução Farroupilha. Isto jogou parte dos planos de Rosas por água a baixo, porém, ele ainda tinha uma esperança: a vitória de Oribe na Guerra Grande e uma eventual anexação do Uruguai por parte da Argentina.

 

A INVASÃO URUGUAIA

 

Para colaborar com as forças blancas na Guerra Grande, Oribe autoriza a invasão de fazendas e estâncias em território brasileiro para o roubo de gado e de cavalos. O objetivo com isto era, além de certa forma abastecer a força blanca com novos cavalos, causar problemas de certa forma econômicas a lideranças gaúchas do Brasil.

 

Com a autorização de seu líder, os blancos invadem território brasileiro saqueando cerca de 188 fazendas e estâncias além de terem roubado 814 000 cabeças de gado e 16 950 cavalos. Com essa onda de saques, inúmeras baixas entre civis que resistiram foi grande uma resistência deveria ser feita.

 

A AÇÃO DE CHICO PEDRO

 

Com esses saques, o Barão de Jacuí, Francisco Pedro de Abreu, também chamado de Chico Pedro, decide realizar uma represália contra os uruguaios por conta própria. Após formar uma força considerável, Chico Pedro expulsa os uruguaios do Rio Grande do Sul e inicia saques em território uruguaio como forma de vingança. As expedições de Chico Pedro ficaram conhecidas como Califórnias, segundo algumas fontes, isso é uma referência à corrida do ouro dos Estados Unidos, algo que era considerado um ato de bandidagem pelos blancos do Uruguai.

 

A EXPULSÃO DE CHICO PEDRO

 

Ao adentrar em território uruguaio, Chico Pedro alertou tropas uruguaias, que comandadas por Servando Gómez, Diego Eugenio Lamas e Dionisio Trillo decidem expulsar o invasor brasileiro, algo que conseguem em 1850.

 

A resistência brasileira e a invasão ao solo uruguaio serviram, de certa forma, como um alerta ao governo de Oribe.

 

Essa invasão uruguaia somada com outros fatores como o plano expansionista de Rosas, serviram de  motivo para a aliança entre Brasil, Colorados e as províncias de Entre Ríos e Corrientes que eram contra Rosas, essa aliança formaria uma grande força anti-rosista que levaria até a Guerra do Prata. Mas isso é assunto para outro texto.

About Osório

Pernambucano. Editor da Historical footage Made In Brazil e Zueiras Históricas, A Zueira Contra-ataca, amante de história.

Check Also

Falhando miseravelmente em Age of Empires II

  Então basicamente você começa o jogo com meia dúzia de aldeões e logo de …