Home / INICIO / 9 pessoas que marcaram a história antes dos 25 anos
Rittmeister Manfred von Richthofen.

9 pessoas que marcaram a história antes dos 25 anos

Sabe quando dizem que nunca se é novo o bastante para fazer algo importante? Claro,  existem várias maneiras de definir-se algo “importante”, afinal, não é preciso conquistar a fama para realizar grandes feitos. Essa lista, entretanto, é a prova cabal de que a idade realmente não importa em nada quando se trata de ser uma figura histórica, algumas pessoas apenas “nascem para aquilo”. Confira 9 pessoas que marcaram a história do mundo antes mesmo dos 25 anos.

 

Joan D’Arc

Joan, nascida no pequeno vilarejo de Domrémy, em 1412, no reino da França, teve uma astronômica ascensão à proeminência. Durante a Guerra dos Cem Anos, era comum que vilarejos e pequenas cidades fossem pilhados por ambas as forças disputando a guerra. Numa dessas pilhagens, a vila de Joan foi saqueada e incendiada, tirando assim os pais da pequena garota. Com apenas 13 anos, Joan foi morar com seus tios, onde recebeu certa educação. Ao completar 16 anos, Joan se dirigiu até a corte do rei ainda não coroado da França, Charles VII, dizendo receber visões divinas que lhe diziam ser a libertadora da França. Charles acreditou.

Utilizando vestimentas de combate masculinas e carregando um estandarte francês, Joan liderou o exército da França em diversas campanhas. Sendo responsável pela captura de Órleans e Reims, além de ter vencido outras diversas batalhas. Também foi peça chave para que Charles VII conseguisse ser coroado Rei da França.

Pintura de Joan D’Arc durante a tomada de Orleans.

Em maio de 1430, Joan é capturada pelos Borgonheses e levada à julgamento. Sendo acusada de heresia e condenada à morte na fogueira. Joan tinha apenas 19 anos quando foi queimada viva em praça pública na cidade de Rouen, em maio de 1431.

Joan D’Arc posteriormente é celebrada como uma heroína da França e em 1920 foi canonizada pela Igreja Católica, sendo hoje uma santa.

A captura de Joan D’Arc.

 

Charles XII

Charles foi um dos reis da Suécia no período em que o país alcançou sua máxima expansão, formando o Império Sueco. Nascido em 1682, com 15 anos o jovem Charles, comumente chamado Carolus, tornou-se rei do país escandinavo.

Charles XII em 1706.

Acreditando que a ascensão de Charles ao trono sueco era um momento de fragilidade para o país, uma coalizão formada por Polônia, Rússia, Saxônia e Dinamarca  decidiu aproveitar-se para tomar terras suecas, inciando assim a Grande Guerra do Norte (já comentada aqui neste blog). Com 17~18 anos Charles liderou seus exércitos, tomando as frentes de combate em muitas vezes, alcançando diversas vitórias. Sendo considerado o último dos “Reis Guerreiros” da Suécia, Carolus nunca teve paz enquanto reinou, mergulhando seu reinado em diversos conflitos causados, especialmente, por interesses de vizinhos.

Charles XII foi morto durante um cerco à fortaleza de Fredriksten, na Dinamarca, ao ser atingido por um tiro na cabeça enquanto andava pelas trincheiras do cerco. Até hoje não se sabe se o disparo veio da fortaleza ou foi um ato de traição. Charles morreu com 36 anos.

 

Wolfgang Amadeus Mozart

Um dos maiores orgulhos austríacos. Mozart, nascido em 1756, já aprendia e realizava composições musicais com apenas 5 anos. Já sabendo tocar violino e piano, se apresentado para a nobreza austríaca, que se impressionava com seu talento precoce. Com a idade de 14 anos já conseguia compor óperas inteiras e seus primeiros trabalhos já tomavam notoriedade. Com 19 anos, Mozart, tocava sua primeira sinfonia.

Wolfgang Amadeus Mozart.

Até o fim de sua carreira e vida, Mozart havia composto mais de 600 obras musicais. Nos dias de hoje o compositor é visto como um dos maiores músicos de todo o ocidente, sendo aclamado pela eternidade.

O compositor faleceria em 1791, com 35 anos.

 

Mary Shelley

Retrato de Mary Shelley.

Nascida em 1797, em Londres, Mary foi criada em casa, sempre próxima de seu pai e de seus estudos. Quando adolescente, Shelley se apaixonou por um dos estudantes de seu pai, um poeta romancista chamado Percy Shelley, com o qual se casaria.

Influenciada pelos escritos do marido e pelo que já havia aprendido com seu pai, Mary Shelley publicado em 1817, com 20 anos, sua obra prima, reconhecida pelo mundo todo até os dias de hoje como um clássico da literatura, o romance “Frankenstein”.

 

Louis Braille

Retrato de Louis Braille.

Nascido em Paris, no ano de 1809, Louis Braille era tomado por um grande mal que até hoje afeta muitas pessoas: a cegueira.

Utilizando de sua expertise adquirida em aulas orais, Braille começou a desenvolver uma forma de escrita para poder se comunicar com o mundo, a qual é conhecida até hoje por seu sobrenome, a linguagem em Braile. O ano era 1824 e Louis tinha apenas 15 anos. Seu legado, entretanto, dura firme e forte até os dias de hoje, sendo de grande ajuda para toda a comunidade deficiente visual ao redor do mundo.

 

Manfred von Richthofen

Rittmeister Manfred von Richthofen.

Nascido de uma família nobre de militares alemães, em 1892, Manfred teve muito contato com equitação e caça enquanto ainda adolescente.

Em 1911 o jovem Richthofen ingressava no 1º regimento de Ulanos (espécie de cavalaria alemã). Ao eclodir da Primeira Guerra Mundial, em 1914, a unidade de Manfred foi mandada para diversas frentes, porém sempre com pouca participação, pois a guerra estava muito focada no atrito das trincheiras.

Entediado com a vida no regimento de cavalaria, Manfred pediu transferência para uma unidade de suprimentos, na qual teve contato com um avião atrás das linhas. Criando interesse por aviação, que ainda era extremamente experimental, Richthofen pediu transferência para a Luftstreitskräfte (a força aérea do Império Alemão) em 1915. Em janeiro de 1917, o jovem aviador já recebia a Pour Le Merité, a honraria máxima do exército alemão, após sua 16ª vitória aérea. O jovem ficaria conhecido por pintar seus aviões completamente de vermelho, tendo adquirido o apelo de “Barão Vermelho”. Até o dia de seu abate e morte, em 21 de abril de 1918, Richthofen conquistaria um total de 81 vitórias aéreas, tornando-se uma das maiores lendas de toda a história da aviação.

Richthofen tinha apenas 25 anos quando foi morto.

 

Werner Voss

Retrato do Tenente Werner Voss.

Outro aviador alemão, Voss era amigo próximo de Richthofen, sendo seu maior rival, em termos de competição por vitórias. Nascido em 1897, no Império Alemão, Voss sempre foi um jovem patriota. Inspirado por ideais nacionalistas, Werner ingressou para um regimento de cavalaria leve (Hussardos) do Império em 1914, com apenas 17 anos.

Pedindo, posteriormente, transferência para a Luftstreitskräfte, em novembro de 1916. Nos idos de abril de 1917, Werner recebia a Pour Le Merité. Em menos de um ano de serviço como aviador, Voss já conquistava 48 vitórias, rivalizando diretamente com seu amigo, o Barão Vermelho.

Foi logo após reclamar sua 48ª vitória que Voss se envolveria em combate contra oito (sim, 1 contra 8) outros áses britânicos. Mesmo tendo atingido todos os seus oponentes, e parecendo invencível aos olhos do inimigo, Werner é atingido e acaba sendo morto em seu cockpit, antes mesmo de atingir o solo.

Segundo seu maior oponente do lado britânico, James McCudden, o qual estava presente no último combate de Voss, o jovem alemão era “o mais bravo dos aviadores”.

Werner Voss tinha apenas 20 anos quando morreu.

 

Nadia Comeneci

Nadia Comeneci em Montreal, 1976, com apenas 14 anos.

A jovem ginasta romena é vista até os dias de hoje como uma das maiores esportistas de seu ramo. Nas olimpiadas de Montreal, em 1976, com apenas 14 anos, Nadia seria a primeira pessoa da história a conquistar um 10.0 perfeito nas barras. Naquele ano ela ainda conquistaria mais três medalhas de ouro e outros seis escores perfeitos.

Quatro anos depois, nas olimpíadas de Moscou, ela novamente levaria mais duas medalhas de ouro.

 

Malala Yousafzai

Malala em 2014.

A jovem paquistanesa conquistaria o mundo com seu ativismo pelos direitos das mulheres em seu país. Sendo nomeada para o prêmio nobel da paz com apenas 16 anos, em 2014. Isso depois de ter levado um tiro no rosto, vítima de um grupo fundamentalista paquistanês que a pegou militando pelo direito das garotas paquistanesas poderem ler nas escolas de seu país.

Malala é uma proeminente ativista pelos direitos das mulheres e reconhecida mundialmente até os dias de hoje, com 20 anos.

 

Outras pessoas que também alcançaram proeminência ainda jovens:

  • Júlio Cesar tornou-se cônsul da República Romana com 20 anos, porém famosos atos militares só viriam posteriormente. É dito que ao conquistar a Hispania, com 30 anos , Cesar vislumbrou uma estátua de Alexandre, o Grande. Ao ver tal imagem, o general romano chorou. Pois com a mesma idade Alexandre já havia conquistado a maior parte do mundo conhecido, enquanto ele, Cesar, tinha conquistado muito “pouco”;
  • Alexandre, O Grande, tornou-se Rei da Macedônia com 16 anos e com 18 já começava suas conquistas;
  • Blaise Pascal, desenvolveu um dos primeiros instrumentos de realizar cálculos com 19 anos, em 1642;
  • Dom Pedro II se tornaria Imperador do Brasil com apenas 15 anos, em 1840, o conhecido “Golpe da maioridade”;
  • Lawrence Bragg recebia um nobel de física aos 25 anos por suas pesquisas com Raios-X, em 1915. Sendo o mais jovem recipiente do prêmio até que Malala recebesse o seu;
  • Bob Woodward e Carl Bernstein mostrariam ao mundo o Escândalo de Watergate, com 29 e 28 anos, em 1972.

About Vitor Machado

Estudante de Comunicação Social – Relações Públicas na Universidade Federal do Paraná. Amante de história e escritor de fanfic. 19 anos.

Check Also

Futurismo, Guerra e o Declínio do Ocidente

Realmente, o século XX nasceu na paz e na prosperidade de manjedouras douradas da Belle …